segunda-feira, 17 de março de 2014

DISCALCULIA

Sobre discalculia

Um professor está sempre ocupado com elaborar planos de aula, dar aulas todos os dias, gerenciar alunos e corrigir provas, testes e deveres de casa. Ser inovativo e instigante em toda aula parece ser uma tarefa difícil, mas ajuda os alunos a aprenderem, eliminando o esforço em ensinar conceitos matemáticos. Alunos com discalculia se sentem frente a números da mesma forma que disléxicos se sentem frente a palavras e frases. Um aluno discalcúlico pode achar impossível usar a calculadora, enquanto outro vê os números invertidos quando escritos em uma equação. Para ensinar estudantes com discalculia, você tem que fazê-los tocar, ver e manipular objetos físicos.

Adição e subtração

Adição e subtração são operações que envolvem dar e tirar. A forma mais fácil de ilustrar isso é com objetos que podem ser tocados e movidos. Eles podem ser uniformes, como blocos, Legos, moedas ou bolas de gude. No começo do dia, dê a cada aluno o mesmo número de itens. Use um número simples, como 20, para começar. Peça aos alunos para contarem e lembrarem o número inicial. Os alunos continuarão seu dia, com uma sacola contendo os 20 itens. Quando um aluno se comportar mal ou ir ao banheiro durante a aula, o professor retira uma bolinha. Os estudantes devem estar sempre cientes de quantos itens lhe restam. Você deve perguntar aleatoriamente a um aluno quantas bolinhas ele tem, dando-lhe cinco segundos para a resposta. Se ele errar, tire mais uma bola. Se acertar, dê-lhe mais uma. No fim da semana, conte todas as bolinhas e dê um pequeno prêmio àqueles que ficaram com a maior quantidade. Lembre-se de, durante a semana, perguntar a todos os alunos quantos itens eles tem para evitar injustiças. Quando seus alunos dominarem a adição e subtração, dê-lhes pequenos gráficos que mostram todo o progresso e que serão úteis para a memorização na próxima etapa, de multiplicação e divisão.

Multiplicação

Quando se quer diagnosticar a discalculia, você deve procurar por certos comportamentos, como um aluno que conta com os dedos ao invés de usar uma calculadora. Estas ferramentas não vão ajudar seu aluno discalcúlico a memorizar operações como multiplicação e divisão. Ao invés disso, use um baralho de UNO. As cartas deste jogo são identificadas por números e cores. Você normalmente joga com atenção às cores, mas neste caso mude a atenção dos alunos para os núneros. Comece com operações simples, como multiplicação de 2 por 5. Coloque uma carta 2 e uma carta 5 na mesa diante dos alunos. Mostre que, para resolver o problema, os alunos podem pensar em dois 5 ou cinco 2, e disponha duas cartas 5 e cinco cartas 2 no chão. Peça aos alunos para adicionar as cartas até chegar a 10. Repita várias vezes. Começando o jogo, divida os alunos em grupos iguais. Dê a eles um número igual de cartas e empilhe o resto. Vire uma carta da pilha e, em turnos, os alunos descartam cartas que são um múltiplo da carta da pilha. Por exemplo, se virar um 2, um aluno com 4, 6 ou 8 pode descartar. Se ele não tem uma carta para descartar, deve sacar cartas da pilha até achar uma.

Divisão

Frações são problemas de divisão, em que o número acima da linha é dividido pelo número abaixo. Alunos com discalculia terão problemas em discernir esta estrutura em papel ou no quadro-negro. Para ajudá-los a visualizar o problema, arranje uma mesa com espaço embaixo para uma atividade de culinária. Embaixo da mesa, guarde um número pré-determinado de itens de cozinha, como duas tigelas, dois copos e três colheres. Pergunte ao aluno quantos itens estão embaixo da mesa, e ele deve responder sete. Peça a três alunos escolherem uma tigela, uma colher e um copo cada, e coloque-os sobre a mesa. Pergunte quantos itens estão sobre a mesa e sob ela. A resposta deve ser três e quatro, respectivamente. Agora, um aluno deve colocar três folhas de papel embaixo da mesa como substitutas das três peças que agora estão acima dela. Pergunte novamente a quantidade, e a resposta deve ser três e sete. Isto ilustra o objetivo de uma fração, o número de baixo numca muda. Quando algo é retirado debaixo da mesa, deve ser substituído para sempre representar o número total de utensílios que você possui. Se tiver tempo, deixe os alunos cozinharem algo quando tiverem entendido o conceito de fração. Atividades divertidas como esta ajudam a fixar o conteúdo.

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